Lipoaspiração

Lipoaspiração

Dr. André Ferrão Vargas tem experiência em contorno corporal, lipoaspiração e lipoescultura.

Atualmente, Dr. André estuda técnicas de transferência de gordura corporal (lipoenxertia) e o papel das células-tronco presentes na gordura como fator de regeneração de tecidos corporais.

Dr. André Ferrão Vargas, Dr. Yves Illouz (Inventor da lipoaspiração),
Dr. Aris Sterodimas (Pesquisador na área de células-tronco)

A lipoaspiração é a cirurgia plástica que visa redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal.

A melhor indicação e os melhores resultados das lipoaspirações são para pacientes que apresentam gordura localizada.

Os melhores candidatos para as cirurgias de lipoaspiração são pacientes que já fizeram dieta e exercícios, mas mantém áreas de gordura localizada no abdômen, nos flancos e no pescoço. O paciente experimenta no pós-operatório a sensação de usar roupas mais justas e elegantes e está mais confiante para ir à praia ou à piscina.

A lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens com boa elasticidade da pele e quantidade moderada de excesso de gordura abdominal ou peitoral podem se beneficiar da lipoaspiração. Muitos homens que fazem lipoaspiração também têm optado pela lipoescultura. A transferência de gordura   permite melhorar o contorno da região peitoral ou glútea e pode ser utilizada para repor volume de gordura perdido na face no processo de envelhecimento.

Pacientes muito acima do peso, que necessitam perdas de tecido gorduroso em áreas extensas, além de apresentarem maior risco cirúrgico (maior tempo de cirurgia, maior perda sangüínea, etc) apresentam maior chance de cicatrizar com irregularidades de relevo nas áreas lipoaspiradas, assim como flacidez de pele no pós-operatório.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta um limite de segurança de retirada de gordura, que fica em torno de 7% do peso corporal.

Na lipoaspiração, isoladamente, não se retira a pele excedente, mas a retirada de pele pode ser associada em casos selecionados.

Os homens que têm flacidez moderada de pele, bem como áreas de gordura em excesso, tem indicação de procedimento lipoaspiração associado a retirada  de pele. A excisão de pele no abdômen é localizada em dobras de pele muitas vezes cobertas naturalmente por pelos e por trajes de praia.

Os homens têm recorrido mais à lipoaspiração por pressão do mercado de trabalho, uma vez que o mundo corporativo está mais competitivo e exige boas condições físicas e estéticas. Os pacientes querem ter uma melhor apresentação para seus clientes, especialmente entre os 40 e os 50 anos.

Repouso inicial é necessário, mas o retorno às atividades de trabalho é precoce, em torno de uma semana após o procedimento. Devem ser mantidos cuidados pós-operatórios como drenagens linfáticas e cintas cirúrgicas por três a quatro semanas. O retorno às atividades físicas é indicado, em geral, após quatro semanas.

O resultado final da lipoaspiração em homens costuma ser melhor do que das mulheres. Isso porque eles mantêm a elasticidade da pele, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada. Por característica, os homens costumam ser mais exigentes e se preocuparem muito em diminuir ao máximo o tempo de recuperação do procedimento, o que é possível por meio de cuidados intensivos no pós-operatório.

LIipoescultura 

A lipoescultura é a cirurgia plástica que visa a retirada de gordura corporal em áreas de gordura localizada e a transferência de parte da gordura aspirada para remodelamento de outras áreas corporais.

Atualmente, existem técnicas bastante evoluídas para transferência de gordura, o que melhorou muito o resultado final de permanência do volume transferido.

Com o uso de cânulas específicas para retirada de gordura, técnicas mais previsíveis para preparação da gordura e técnicas de transferência mais adequadas, resultados mais previsíveis, naturais e duradouros são alcaçados.

Desse modo, os enxertos de gordura hoje são utilizados para remodelamento da face, rejuvenescimento facial, para tratamento de irregularidades cicatriciais, traumatismos e para melhora do contorno corporal.

Drenagem Linfática Pós-Operatória
A drenagem linfática manual é a mais recomendada nas cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura, acelerando a recuperação pós-operatória, evitando edemas persistentes e possíveis fibroses cicatriciais.

O uso da drenagem por ultra-som minimiza o risco das fibroses cicatricicais e previne irregularidades da retração cicatricial no período pós-operatório.

Importante ressaltar que a drenagem linfática deve ser praticada por profissionais especializados.

Se o local onde o tratamento é aplicado ficar inchado ou dolorido, é sinal de que a drenagem não está sendo aplicada de maneira correta.

IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.

WhatsApp chat